Notícias

‘1.583 pessoas acreditaram na nossa proposta’, diz Pietro

3 de outubro de 2016
pietro-pietro

Vereador discursou na tribuna durante comunicação parlamentar, na sessão desta segunda

“Nesse momento em que se encerra o pleito eleitoral a que concorri, com muita dignidade, coragem e humildade, gostaria de agradecer a todos os 1.583 amigos que, junto comigo, acreditaram na possibilidade de ajudar a construir um País melhor para nós, nossas famílias e os filhos e filhas que ainda aguardam por nascer”. Assim iniciou o discurso do vereador Pietro Arnaud (Rede), vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, na tribuna, durante a comunicação parlamentar da sessão ordinária desta segunda-feira (3).

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Pietro foi o 23º candidato da disputa proporcional mais votado na eleição de domingo (2), de um total de 501 que pleitearam uma vaga no Legislativo municipal. Ele obteve 1.583 votos (0,89% do número de válidos) e é um dos oito atuais vereadores, de um total de 23, que se reelegeram para a legislatura 2017-2020. Com 15 novos integrantes, a Câmara registrou uma renovação de 65,21%.

Na avaliação de Pietro, essa foi uma “campanha muito difícil, franciscana”. Ele lembrou as 1.583 pessoas que “acreditaram na nossa proposta, construída sobre ideais de honestidade e trabalho, e, por essas pessoas, sinto que valeu a pena os exaustivos 45 dias de campanha eleitoral, durante os quais palmilhamos as ruas tão descuidadas de nossa cidade”. “Nesses dias, conhecemos o cidadão, estivemos com ele, compartilhamos de suas dúvidas, frustrações, incertezas e todas as suas mazelas. Mas também sentimos a felicidade que é estar com o próximo, conhecê-lo, ser por ele recebido e recebê-lo como irmão”, continuou. “Mais do que compaixão, trata-se da vida daquele que se dedica ao serviço público, de empatia, de ver, na face do outro, a face do nosso Salvador. Desejo boa sorte a todos os eleitos. Peço-lhes que olhem por aqueles que mais necessitam e que sejam implacáveis contra a corrupção – responsável por tão grande parte do sofrimento da nossa população”, completou.

Pietro fez questão de congratular-se “especialmente” pelos vereadores eleitos e citou os nomes de todos eles. E também por candidatos e atuais vereadores que não se elegeram ou se reelegeram. E cumprimentou o vereador Julio Küller (PMB), que foi candidato a prefeito, “pela coragem de enfrentar um pleito eleitoral”. “E quero cumprimentar aqui, sem sombra de dúvida, o nosso candidato, o [deputado federal] Aliel Machado [Rede], que explodiu nas urnas […] e que mostrou […] que Ponta Grossa não está contente com aquilo que está acontecendo […] com a atual administração municipal”, afirmou.

No final da sua fala, Pietro citou trecho da “Canção dos Tamoios”, do poeta Gonçalves Dias, “como fiz quando do resultado de minha campanha para deputado federal [em 2014], cujo conteúdo sempre me lembra dos deveres do homem, pelos quais luto para cumpri-los em minha vida”: “Não chores, meu filho; Não chores, que a vida é luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate. Que os fortes, os bravos só pode exaltar”.