Notícias

Aliel destina verba de R$ 4 milhões para construção de maternidade pública em PG

22 de outubro de 2015
uti-neonatal

Informação foi confirmada por Pietro; valor é oriundo de emendas parlamentares do Orçamento Impositivo da União para 2016

O vereador Pietro Arnaud (Rede), vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, recebeu, no dia 22 de outubro, a informação do deputado federal Aliel Machado (Rede) de que ele destinou verba de R$ 4 milhões, oriunda de suas emendas parlamentares do Orçamento Impositivo da União de 2016, para a construção de uma maternidade pública em Ponta Grossa e região. A “maternidade 100% pública” – como Pietro a denominou – deverá ser construída em terreno ao lado do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), em Uvaranas, e terá ligação direta com a UTI neonatal daquela instituição.

“Há meses, eu tenho pedido ao deputado Aliel Machado a construção dessa maternidade”, diz Pietro, que entregou, na última segunda-feira (19), no escritório de Aliel, em Ponta Grossa, relatório das atividades realizadas pela CEI das Maternidades – Comissão Especial de Investigação criada para analisar situações envolvendo o atendimento médico a gestantes e recém-nascidos em Ponta Grossa – desde a data em que foi instalada, em 8 de julho passado. “Demonstrei ao deputado a necessidade de construirmos uma maternidade pública em Ponta Grossa, e indiquei a ele, no relatório, que, nos últimos três anos, perdemos 221 crianças em Ponta Grossa – o que torna o nosso anseio pela concretização dessa vontade absolutamente indispensável”, afirma.

“Claro que a construção da maternidade não será do dia para a noite”, pondera Pietro. “No entanto, uma vez que se trata de Orçamento Impositivo, a verba está garantida – sem falar que já existem projetos para sua construção. Trata-se de uma obra cuja importância se mede pela dimensão do anseio das gestantes e suas famílias da cidade e da região”, observa.

“Agradeço a todos os que participaram da minha campanha, nas redes sociais, pela construção de uma maternidade pública em Ponta Grossa. Isso serviu para iluminar a decisão do deputado Aliel de disponibilizar um montante tão alto de suas emendas”, diz o vereador. “Mas, certamente, ele está fazendo isso com muita satisfação e demonstrando, mais  uma vez, o seu compromisso com as cidades que o apoiaram”, completa.