Notícias

Médico oncologista fala sobre Outubro Rosa na Câmara

17 de outubro de 2016

A sessão ordinária da Câmara municipal de Ponta Grossa desta segunda-feira (17) contou com a presença do médico oncologista Fabio Postiglione Mansani, que falou na tribuna sobre as ações do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate ao câncer de mama e de colo de útero. A sessão foi presidida pelo vereador Pietro Arnaud (Rede), vice-presidente da Casa.

“Foi imprescindível a participação do doutor Fábio na sessão de hoje”, destaca Pietro. “É importante que toda mulher faça os exames regularmente para saber se tem a doença. E saber antecipadamente é o primeiro passo para o tratamento”, afirma.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos Estados Unidos, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje, o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Outubro_Rosa).

Fabio Mansani – que é professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e faz parte do corpo clínico do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) – é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (SP); Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia com ênfase e Oncologia Ginecológica e Mamária pela Universidade de Campinas (Unicamp); “Fellow” em Oncologia Ginecológica e Mamária no Instituto Nazionale per lo Diagnostico e la Cura dei Tumori, em Milão, Itália; especialista em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia; e mestre em Cirurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). (Fontes: http://www.rbmastologia.com.br/a-revista/ e http://www.escavador.com/sobre/3977593/fabio-postiglione-mansani).

Sessão 171016 (94)