Notícias

Pedido de Pietro Arnaud é atendido pela Sanepar

24 de junho de 2015
sanepar

Um pedido encaminhado pelo vereador Pietro Arnaud (PTB), vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, à unidade regional da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em 9 de junho de 2015, sobre a necessidade de se eliminar o mau cheiro proveniente da unidade de tratamento de água próxima ao Conjunto Habitacional Califórnia, recebeu resposta positiva por parte da Companhia. Outro ofício com mesmo teor também foi encaminhado na mesma data à Agência Reguladora de Águas e Saneamento de Ponta Grossa (Aras).

A solicitação de Pietro baseou-se em inúmeras denúncias que chegaram ao seu gabinete, na Câmara, dando conta do “odor desagradável” que insistia em se propagar no Conjunto Califórnia e arredores. “Esse mau cheiro proveniente daquele lugar tem desagradado a todos os moradores daquela região, que exigem medidas para que esta situação se encerre”, informavam os ofícios encaminhados à Sanepar e à Aras.

Em resposta, a Sanepar garantiu que a empresa desenvolveu tampas de fibra de vidro para “lacrar todas as unidades de tratamento de esgoto, evitando que o gás gerado durante o processo escape para a atmosfera”. De acordo com a Companhia, todo o gás gerado é eliminado em um “queimador de gás”.

A Sanepar também informou – no ofício encaminhado a Pietro em 17 de junho e assinado pelo diretor da unidade regional, Marcos Roberto Santos – que, até agosto deste ano, entrará em funcionamento um “biofiltro” – sistema composto por um exaustor e filtro de carvão, entre outros materiais –, “que auxiliará na diminuição de odores na Estação de Tratamento de Esgoto”.

Para o vereador, a resposta rápida por parte da Sanepar mostrou a preocupação da Companhia em resolver o problema no Conjunto Califórnia, “como, de resto, em outros locais da cidade, haja vista que a própria empresa informou sobre o sistema de lacre dessas unidades de tratamento de esgoto por meio de tampas de fibra de vidro”. “Eu, como vereador, cumpri o meu dever encaminhando a solicitação nascida de uma demanda da comunidade do Califórnia. Fico feliz, portanto, porque esse problema desagradável deverá ser resolvido em breve”, afirmou.