Notícias

Pietro alerta para o combate ao câncer de mama

3 de outubro de 2016
capa_facebook_pietro_arnaud_outubro-rosa

OUTUBRO ROSA

Pietro alerta para o combate ao câncer de mama

Mês dedicado à conscientização sobre os riscos da doença começou no último sábado

Teve início no último sábado (1º) o “Outubro Rosa”, mês destinado à conscientização sobre os riscos do câncer de mama, promovido pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com o Portal Brasil (www.brasil.gov.br), está prevista uma série de ações dedicadas ao tema com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção e tratamento da doença.

“O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, informa o Portal. “É importante que toda mulher faça os exames regularmente para saber se tem a doença. E saber antecipadamente é o primeiro passo para o tratamento”, afirma o vereador Pietro Arnaud (Rede), vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.