Notícias

Pietro Arnaud apresenta Projeto de Lei que institui ‘Dia Municipal do DeMolay’

17 de março de 2017
brasao-demolay1

Ordem, fundada nos EUA em 1919, é inspirada na história de Jacques DeMolay, último grão-mestre dos Templários; efeméride deverá ser comemorada anualmente em 18 de março

O vereador Pietro Arnaud (Rede) protocolou, na tarde desta sexta-feira (17), no Departamento Legislativo da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal do DeMolay”, a ser comemorado no dia 18 de março de cada ano.

Conforme relata a justificativa da proposição, a Ordem DeMolay é uma organização internacional que congrega homens jovens de 12 a 21 anos que defendem os ensinamentos “do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo”. “Defendem também a liberdade civil, religiosa, política e intelectual que estão entre os principais objetivos da organização”, continua.

A Ordem DeMolay dedica-se a preparar jovens para levarem “uma vida mais próspera, feliz e produtiva”. “Sob o aconselhamento de adultos, os temas liderança hábil, cidadania consciente, responsabilidade e desenvolvimento do caráter são aprendidos por meio de uma variedade de caminhos, um mundo real de aplicações e atividades. A Ordem DeMolay constrói confiança, ensina a responsabilidade, cooperação e serviços comunitários e fortalece o respeito, o companheirismo, o patriotismo, a reverência e a compaixão”, além de desenvolver a consciência cívica, a responsabilidade pessoal e habilidades de liderança, “tão necessárias, hoje, à sociedade”. “DeMolay combina essa séria missão com um companheirismo que constrói laços importantes de amizade entre seus associados espalhados pelo mundo”, conclui a justificativa.

“Em um mundo onde é raro encontrar quem se preocupe em ensinar valores fundamentais aos jovens, a Ordem DeMolay se destaca com louvor”, afirma Pietro. “Da minha parte, como vereador, só tenho a potencializar essa instituição em nossa cidade propondo esse Projeto de Lei, para que a Ordem sirva de exemplo a todas as pessoas, principalmente aos jovens”, complementa.

 

Histórico

A Ordem DeMolay é uma organização filosófica e fraternal fundada nos Estados Unidos em 18 de março de 1919 pelo maçom Frank Sherman Land. É patrocinada e apoiada pela Maçonaria oficialmente desde 1921, que, na maioria dos casos, cede o espaço de seu templo para as reuniões dos “Capítulos” – denominação dada à célula da Ordem.

A Ordem é inspirada na história e no exemplo de Jacques DeMolay, 22º e último grão-mestre (cargo mais alto da hierarquia) da Ordem dos Templários, nascido no século XIII e morto no século XIV. Foi perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do rei Filipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos. “E por que 18 de março? Porque foi nessa data que Jacques DeMolay faleceu”, explica a justificativa do Projeto de Lei.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países, como Argentina, Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, França, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

Brasil

Em 8 de abril de 2008, o estado de São Paulo estabeleceu o “Dia do DeMolay” por meio da Lei Estadual 12.905, a ser comemorado anualmente em 24 de março. Um fato que deve ser levado em consideração é que, embora a Ordem DeMolay tenha sido criada no dia 18 de março de 1919, a sua comemoração é feita seis dias depois, para que a data possa coincidir com o martírio de Jacques de Molay.

Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal 12.208, que instituiu 24 de março como o “Dia Nacional do DeMolay”, seguindo o exemplo paulista.

Em Ponta Grossa, a Ordem DeMolay possui o “Capítulo Ponta Grossa nº 520”, fundado em 23 de março de 2002, filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil; e o “Capítulo Honra e Fidelidade nº 791”, fundado em 3 de setembro de 2011 e filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil.