Notícias

Pietro participa de reunião sobre implementação de práticas integrativas em Ponta Grossa

1 de fevereiro de 2018
img-20180201-wa0062

Secretaria de Saúde criou, em parceria com Associação Estadual de Terapeutas, cronograma de reuniões que servirão para implantação e divulgação das PICs

O vereador Pietro Arnaud (Rede) participou, nesta quinta-feira (1º), de uma reunião sobre a implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa. A reunião contou com a presença da secretária Angela Pompeu; do secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Robson Xavier da Silva; do terapeuta Reiki Adilson Santos, membro da Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki; e de Lais Denovaro Bacilla, presidente da Associação Estadual de Terapeutas.

Segundo Pietro, o governo informou que já está implementando as PICs no município, tendo, inclusive, dois médicos da rede municipal de saúde envolvidos nessa atividade – um acupunturista e outro, homeopata. Na reunião, Lais apresentou o projeto das PICs nas praças locais – cujo objetivo é “divulgar as práticas e sua eficácia e aplicá-las em espaços públicos e populares para que possam ser conhecidas através de experimentação”.

Ainda de acordo com Pietro, a Secretaria de Saúde criou, em parceria com Associação Estadual de Terapeutas, um cronograma de reuniões que servirão para a implantação e a divulgação das PICs, em Ponta Grossa.

 

Audiência

Em 19 de outubro de 2017, Pietro promoveu uma audiência pública sobre “Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em Ponta Grossa”, no Plenário da Câmara Municipal. A audiência contou com a presença dos palestrantes Romualdo Vicente Ramos, diretor da Federação Brasileira das Sociedades de Acupuntura, e Roseli de Fátima Gonçalves, presidente do  Sindicato de Terapeutas Alternativos do Paraná (Sintalpar), além do secretário-adjunto Robson Xavier da Silva, entre outras autoridades.

Ainda no final de abril do ano passado, Pietro protocolou, no Departamento Legislativo da Câmara, Requerimento encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde solicitando informações sobre a inclusão de novas PICs no Sistema Único de Saúde (SUS) de Ponta Grossa, com base na Portaria 145, de 11 de janeiro de 2017, do Ministério da Saúde (MS).

No Requerimento, Pietro questionava se o município estaria realizando ações com o objetivo de implementar e motivar a implantação dessas práticas, conforme a  recomendação da Portaria Ministerial 971, de 3 de maio de 2006, também do MS.

img-20180201-wa0061