Notícias

Pietro propõe Moção de Aplauso ao projeto ‘Seus Voos, Seus Pousos’ – homenagem a Xyko Ferreira

27 de novembro de 2017
23755604_10157455484312837_7485764345396553331_n

Projeto, que inclui livro-disco. foi contemplado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná

O vereador Pietro Arnaud (Rede) protocolou, na tarde desta segunda-feira (27), a Moção de Aplauso 336/2017 ao projeto “Seus Voos, Seus Pousos – Poemas, Imagens e Canções de Xyko Ferreira”, uma homenagem à obra musical, poética e fotográfica do artista ponta-grossense Xyko Ferreira. A Moção de Aplauso é endereçada a Maristela Czelusniak – companheira de Xyko e coordenadora do projeto –, Athon Gallera, Scilas Oliveira, Bianca Rocha, Cláudio Chaves, Élio Chaves, Fabrício Cunha, Aline Louise, Leticia Carvalho, Ricardo Corrêa, Nicolas Pedrozo, Guilherme Santos, Marcos V. Barszcz, Glauco Correia, Pierre Rio Branco, Renata Florisbelo, Cristina Donasolo, César Higashi, Hélio Crepaldi e Alessandra Bucholz.

“Trata-se de uma Moção que visa valorizar essa iniciativa tão nobre de homenagear um grande artista ponta-grossense, um amigo tão querido que se foi tão cedo”, afirma Pietro. “E não posso deixar de falar que fiquei muito impressionado com a qualidade e a beleza do show, do livro e do CD. Realmente, é um grande acontecimento artístico da nossa cidade, neste ano”, completa.

O projeto “Seus Voos, Seus Pousos” inclui livro-disco (publicado pela Editora Estúdio Texto) e foi contemplado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), com apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Beaulieu do Brasil, Vertical Soluções e Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa. O CD que acompanha o livro apresenta 12 composições de Xyko Ferreira, falecido precocemente, aos 46 anos, em 2014. São músicas de Xyko e seus parceiros, interpretadas por artistas que fizeram parte da trajetória do “Xyko compositor”.

O projeto também inclui shows. No palco, figuram Maristela Czelusniak, Athon Gallera, Fabrício Cunha, Scilas Oliveira, Élio Chaves, Bianca Rocha e Cláudio Chaves, além das intérpretes Letícia Carvalho e Aline Louize. A banda que gravou o trabalho é formada por Ricardo Corrêa, Nicolas Pedrozo, Guilherme Santos, Marcos V. Barszcz, Glauco Correia e o tecladista convidado para o show, Pierre Rio Branco. As atrizes Renata Florisbelo e Cristina Donasolo declamam poemas selecionados para o espetáculo em meio às canções. O cenário é de Élio Chaves, som e luzes, de César Higashi, e a filmagem, de Hélio Crepaldi e equipe. A direção musical é de Athon Gallera e a produção executiva, de Maristela Czelusniak. A “ABC Projetos”, da jornalista Alessandra Bucholz, administra e faz a assessoria de imprensa de todo o projeto. As bibliotecas das escolas da rede pública de ensino de Ponta Grossa deverão receber gratuitamente o livro com o CD. Também  está prevista a sua distribuição pela Secretaria de Estado de Cultura.

*(Com informações do endereço eletrônico https://www.facebook.com/events/1895440670771926/)

Foto: Celso Margraf