Notícias

Pietro propõe título de Cidadão Honorário a Luiz Rodrigues Wambier

8 de dezembro de 2015
Sindjus

O vereador Pietro Arnaud (Rede), vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, protocolou nesta terça-feira, Projeto de Lei que concede título de Cidadão Honorário ao advogado e professor ponta-grossense Luiz Rodrigues Wambier.

Para Pietro, uma vez aprovado pelos demais parlamentares, o título presta uma justa homenagem a esse profissional do Direito que figura como um dos maiores professores e advogados do país.

Currículo

Luiz Rodrigues Wambier é natural de Ponta Grossa. Filho de Daily Luiz Wambier e de Carmen Rodrigues Wambier, é casado com Teresa Celina Arruda Alvim Wambier e pai de João Paulo Schell Wambier (já falecido), Belisa Schell Wambier e Pedro Arruda Alvim Wambier. Atualmente, mora em Curitiba.

Seu pai, Daily, destacou-se por várias décadas no jornalismo local e foi vereador. Segundo o site www.uepg.br, ele foi colaborador do antigo Jornal do Paraná, secretário e redator do Jornal Tapejara (informativo oficial do Centro Cultural Euclides da Cunha) e comentarista das rádios Clube Pontagrossense e Difusora. Foi vereador por duas legislaturas – de 1951 a 1959. De 1957 a 1959, ocupou foi presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa.

No Departamento de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Wambier foi professor colaborador, auxiliar, assistente, adjunto e associado. Também deu aulas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Faculdades Integradas Curitiba (FIC), Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e Universidade Paranaense (Unipar). Participou de inúmeras bancas examinadoras de provas e de qualificação, de colegiados universitários e “órgãos afins”, É consultor Internacional, autor de centenas de publicações em livros, jornais e revistas, resenhista de livros de Direito e de livros da área, palestrista, e ganhador de vários prêmios e honrarias. Dentre seus livros, destaca-se o “Curso Avançado de Processo Civil”, obra da Editora Revista dos Tribunais e que encontra-se atualmente, em sua 15ª Edição.

Veja o Currículo invejável de mais de 150 páginas do ilustre advogado ponta-grossense Currículo – Luiz Rodrigues Wambier

LUIZ-RODRIGUES-WAMBIER-3

Fotos: ParanáPortal e Sindjus.