Notícias

Pietro quer novas regras para cursos livres.

9 de julho de 2020
img_20200709_162740656
O vereador Pietro Arnaud (PSB) protocolou nesta quinta-feira (09), pedido direcionado ao Comitê de Gerenciamento de Ações Governamentais para Prevenção e Defesa contra o Vírus causador da doença COVID-19 de Ponta Grossa, pedindo que sejam revistas as regras estabelecidas para a concentração de pessoas, nos cursos livres.
Segundo o parlamentar, o Comitê de Emergência autorizou o funcionamento dos cursos livres em Ponta Grossa, devendo ser respeitada a regra de concentração nunca inferior a uma pessoa a cada 7 metros quadrados de área por espaço/sala.
Ocorre, segundo Pietro, que as regras tem praticamente inviabilizado o funcionamento dos cursos, em especial, os cursos de idioma e profissionalizantes, que não possuem estrutura física suficiente para atender a determinação.
Os cursos livres são responsáveis pela formação inicial e continuada ou qualificação profissional, que proporciona ao aluno conhecimentos que lhe permitem inserir-se no mercado de trabalho ou ainda aperfeiçoar seus conhecimentos.
Por isso, Pietro solicita ao Comitê que reconsidere seu posicionamento, especialmente com relação a metragem por sala, pois observa-se que o Município tem o entendimento de que para evitar o contágio pelo Covid-19, as pessoas devem se manter no mínimo a 1,5 metros umas das outras.
O parlamentar considera ainda que, se o Município autoriza o funcionamento (Decreto 17.271/20) de um restaurante, onde as pessoas estão sem máscaras, a funcionar com a distribuição das mesas e ocupação do espaço, no mínimo, a 1,5 metros uma da outra, não é natural que em uma escola de idiomas, muitas vezes com no máximo 5 alunos por sala, com máscaras, seja obrigada a manter uma distância consideravelmente maior entre os alunos.
#pietroarnaud