Notícias

Pietro reclama que Parque Margherita Masini continua abandonado

17 de fevereiro de 2016
marguerita

Rede de TV local promoveu campanha de limpeza, em 2013

O vereador Pietro Arnaud (Rede), vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, reclamou, na tarde desta quarta-feira (17), que o Parque Margherita Sannini Masini continua abandonado. Ele conta que recebeu fotografias que mostram descaso por parte do poder público.

“Mesmo após tanto esforço dos voluntários que limparam o parque durante campanha promovida por uma TV local, o prefeito Marcelo Rangel [PPS] não fez nada pelo parque”, afirma Pietro, referindo-se à campanha “Paraná do Bem”, promovida pela RPCTV Ponta Grossa entre 9 de setembro e 30 de novembro de 2013. A campanha fazia parte da bandeira estadual da emissora em que cada cidade-sede da RPCTV mobilizou parceiros em benefício de uma causa diferente.

Pietro lembra que foram realizados mutirões de limpeza no Parque Marguerita Masini, com a participação de centenas de voluntários. Conforme informações veiculadas pela imprensa, na época, somente nos mutirões de limpeza foram coletados quase cinco toneladas de lixo de dentro do parque e das ruas do entorno. “Além disso, os banheiros foram reformados e a Prefeitura comprometeu-se a manter guardas municipais durante 24 horas por dia para garantir a segurança dos visitantes e do patrimônio público”, afirma.

 

‘Diabásio’

De acordo com informações do site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br), a área do Parque Margherita Masini foi adquirida pelo município em 29 de outubro de 1985. Através da Lei Municipal 4.832/1992, tornou-se área de preservação ambiental.

O local, que mede 58.544 m², era explorado, no início do século XX, como pedreira. A matéria-prima retirada do local – o diabásio – era utilizada para o calçamento das vias públicas da cidade. “Após a desativação da pedreira, o espaço foi recuperado com o plantio de árvores nativas e exóticas. Assim, a área tornou-se popularmente conhecida como ‘Chácara Dantas’, atualmente um parque urbano”, diz o site.

“O Parque Margherita Sannini Masini tem como finalidades proporcionar o lazer e conscientizar a população sobre a importância da preservação de ambientes naturais. Refúgio natural dentro da cidade, apresenta local para descansar, brincar ou simplesmente, apreciar a natureza”, informa o site.